Todos os Contemplados do SAERJ 2012

27 maio 2010

Teatro Municipal do Rio de Janeiro: reabertura

Um dos mais belos prédios do Rio de Janeiro, inaugurado em 14 de julho de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha, onde há mais de 100 anos são apresentados inesquecíveis espetáculos e cujo desenho foi inspirado na Ópera de Paris, o centenário Teatro Municipal do Rio de Janeiro será reaberto finalmente esta semana, após caríssima e demorada restauração (durou quase três anos). 

A cerimônia terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O local será reinaugurado oficialmente, nesta quinta, 27.05.2010, às 20h, com apresentações das bailarinas Ana Botafogo e Andrea Volpintesta, dos pianistas Nelson Freire e Arthur Moreira Lima, além da Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro regidos pelos maestros Roberto Minczuk e Silvio Viegas.

FONTE: telemagia.wordpress.com/2010/05/27/theatro-municipal-do-rio-de-janeiro-reabertura/

22 maio 2010

Jogos digitais reforçam conteúdo acadêmico

 
 "...A partir de agosto, professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio dos colégios da rede estadual ( do Rio de Janeiro) poderão participar dessa e de outras aventuras onlines na 1ª Olimpíada de Jogos Digitais Educacionais (OJE) e concorrer a prêmios.

Aprender brincando é a nova proposta do Governo do Rio, através das secretarias de Educação e Cultura. A ideia é trazer o universo digital, com a interface dinâmica dos games, para a área pedagógica. Dezoito jogos foram desenvolvidos por profissionais de tecnologia da informação para despertar nos jovens o interesse pelo conteúdo acadêmico. Os multiplicadores da ação serão os próprios professores. Eles auxiliarão os estudantes durante toda a competição, que consiste na acumulação de pontos.

"Estamos colocando na Secretaria de Educação ferramentas de tecnologia da informação para os nossos alunos. São ferramentas de uma escola do século XXI. A meta é utilizar a internet de forma responsável em busca de conteúdos que sejam interessantes para o dia a dia do aluno em sala de aula. Esses jovens utilizam muito as redes sociais e os jogos virtuais. A olimpíada foi inspirada em uma experiência do Governo do Estado de Pernambuco e no interesse dos alunos. Achamos interessante e aplicamos na rede", explicou a subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Educação, Delânia Cavalcanti.

A aventura dos estudantes das 1.430 escolas do estado começa depois que as equipes, formadas por até seis jogadores, são inscritas no site Conexão Aluno. Pegando carona no sucesso de bilheteria Avatar, a competição permite com que o aluno escolha um personagem, que o representará e dará acesso ao Jogo Mestre, plataforma central onde os aventureiros percorrem seis países para aprender sobre a cultura local. Além da história do Brasil, os jovens podem desvendar curiosidades sobre os Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Egito e Austrália.

Durante a jornada, os competidores serão desafiados por outros personagens com jogos e quatro mil enigmas relacionados com o conteúdo de todas as disciplinas escolares. A viagem pelo universo paralelo, que transforma as “velhas” operações de soma e subtração em uma grande aventura, acaba em uma competição presencial onde os alunos buscam a conquista de prêmios para que fiquem cada vez mais inseridos na cultura digital. Os estudantes, que poderão se inscrever a partir de junho, concorrem a videogames, laptops, mp3 e Ipods. A grande final será disputada em dezembro..."

FONTE: O DIA ONLINE: http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/5/jogos_digitais_reforcam_conteudo_academico_82728.html 

21 maio 2010

UM POR TODOS E TODOS POR UM


Toda vez que a professora passa um trabalho em grupo isso gera uma tensão na turma. As equipes são montadas e, nem sempre, o aluno cai naquela que gostaria. Ou seja: vai ter que se virar em um ambiente diferente. Pode ser chato e complicado, mas essa atividade tem vários pontos positivos. Com essa experiência, você aprende a socializar, discute ideias, ouve a opinião dos outros e enfrenta a timidez.

E o que isso tem a ver com a matéria que eu tenho que aprender? Tudo. Ao pesquisar e debater o assunto com os colegas, você amplia os horizontes e assimila o conteúdo a partir de diferentes pontos de vistas. Sem falar que pode ser mais divertido e até mais leve cumprir a tarefa com a ajuda dos amigos. Neste especial, vamos saber a opinião de alguns alunos e professores sobre esse tipo de atividade, que muitas vezes serve de avaliação. Também vamos conhecer as dicas de uma especialista no assunto, para não queimar o filme na hora H. Não tem mistério. É só colaborar.


Quer saber mais sobre atividades em grupo?
Trabalho em equipe ajuda a criar novas amizades
Sempre de olho no aluno
Como sobreviver ao trabalho em grupo

FONTE: SEEDUC: www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp

13 maio 2010

REUNIÃO PEDAGÓGICA

Quanta alegria!!!

A nossa querida  diretora, Creusa (no centro, de blusa branca e preta) nos fez  hoje uma belíssima surpresa preparando um almoço de confraternização, o qual ocorreu após a nossa reunião pedagógica. Não podemos, também, deixar de mencionar a professora Rosana  (na frente, à direita, de blusa branca, óculos e sempre  animada e extrovertida, como só ela sabe ser.)  que, gentilmente, preparou o prato principal: escondidinho de carne seca. Humm... Estava uma delícia!

Veja outras fotos na página EVENTOS.


11 maio 2010

Copa do Mundo 2010


 
A Copa do Mundo de 2010 contará com 32 seleções. Eslováquia e Sérvia são estreantes na competição. As duas seleções estiveram presentes em outras copas do mundo como parte integrante de outras nações.

A Tchecoslováquia esteve em oito edições, sendo vice- campeã em 1934 e 1962. Os sérvios participaram de 10 copas, por meio das seleções da Iugoslávia e de Sérvia e Montenegro.


Pela primeira vez na história das Copas, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte vão competir simultaneamente. Também é inédita a participação de duas seleções da Oceania (Austrália e Nova Zelândia) em uma mesma edição do mundial, assim como a participação recorde de seleções africanas, seis no total. Destaca-se ainda, a 19ª participação do Brasil no torneio, mantendo sua marca de ser a única seleção a participar de todas as edições.


Serão 64 jogos, entre os dias 11 de junho e 11 de julho, distribuídos entre as nove cidades-sede da competição: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Johanesburgo, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória e Rustenburg.

Quer saber mais sobre a Copa e a África? Então conecte-se aos links abaixo.
Curiosidades das Copas
Mama África
Mandela: todas as cores da África do Sul
As lições do futebol
 
FONTE: SEEDUC: www.conexaoaluno.rj.gov.br

04 maio 2010

Vulcões: entenda os perigos e benefícios que as erupções podem trazer


03/05/10

Nos últimos dias, o mundo foi surpreendido pela erupção do Eyjafjallajökull, vulcão (com nome impronunciável!) localizado na longínqua Islândia. Os resultados, no entanto, foram sentidos de perto: algumas milhões de pessoas – muitas brasileiras, inclusive – tiveram seus voos suspensos devido à nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês. Estima-se que as companhias aéreas amargaram um prejuízo de cerca de US$ 1,7 bilhão, algo comparável às perdas causadas pelos ataques terroristas contra as Torres Gêmeas, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.


Apesar dos transtornos causados, a imagem do vulcão em erupção fascina e suscita muitas dúvidas. Mas, afinal, o que é exatamente um vulcão e o que o faz entrar em erupção?


A professora Leila Soares Marques, do departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo, dá a dica. “Precisamos pensar a Terra como um sistema dinâmico. No seu interior há movimento de matéria, cujos reflexos são sentidos na superfície, como a ocorrência de vulcanismo e terremotos. Em geral, os vulcões situam-se nas bordas das placas litosféricas. Quando essas placas se movimentam, ocorrem vulcões ou terremotos”, explica a professora.


Ao entrar em erupção, os vulcões expelem fragmentos de rocha, gases e lava – que nada mais é do que rochas em estado de fusão devido às altas temperaturas. Na Islândia, por exemplo, a temperatura pode chegar a até 250° Celsius quando a terra é escavada um quilômetro em direção ao centro do globo.


A lava é extremamente perigosa e pode destruir tudo o que está em volta do vulcão. O episódio mais famoso ocorreu em Pompeia, cidade italiana vizinha a Nápoles. No ano de 1979, o Vesúvio entrou em erupção, e a antiga cidade ficou submersa por suas lavas. A maioria dos habitantes não teve tempo de fugir. Até hoje é possível visitar as ruínas da cidade e observar os corpos que foram petrificados enquanto tentavam fugir das lavas.


Solo fértil e energia renovável

Mas o vulcão nem sempre é um vilão. O calor produzido por ele pode ser também fonte de uma das energias mais limpas do planeta – a energia geotérmica. A Islândia, por exemplo, que possui mais de 200 vulcões ativos no seu território, soube explorar esse potencial e hoje cerca de 60% da energia consumida no país é geotérmica.


No Brasil, onde grandes erupções ocorreram num passado bem longínquo, os vulcões deixaram uma preciosa herança: as Serras Gaúchas e a “terra roxa”, solo extremamente fértil presente nos estados do Paraná e de São Paulo. Hoje, não há nenhuma atividade vulcânica no nosso país. “Como o Brasil está situado longe das bordas das placas, há uma probabilidade muito remota de ocorrer vulcanismo”, afirma Leila.


Atualmente, os vulcões ativos mais próximos do Brasil estão na Cordilheira dos Andes – na Argentina e no Chile. Mas são os países situados ao redor do Oceano Pacífico, no chamado Cinturão de Fogo, que mais concentram esse fenômeno. Quase todos os países banhados pelo Pacífico possuem grandes vulcões, como o Paricutin, no México, o Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, o Monte Fuji, no Japão, e o Monte Pinatubo, nas Filipinas. Apesar de não estar no Pacífico, um dos vulcões mais famosos é o Stromboli, na Itália, que está em erupção há mais de mil anos.


“Atualmente há no mundo cerca de 1.500 vulcões potencialmente ativos, ou seja, que podem entrar em erupção. No entanto, é difícil afirmar se um vulcão é ativo, pois o intervalo entre as erupções pode ser de até centenas a milhares de anos”, conclui Leila.

FONTE: SEEDUC: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/atualidades-00.asp?EditeCodigoDaPagina=4172

03 maio 2010

Centenário de Aurélio Buarque de Holanda

Biografia

Nascido no município alagoano de Passo de Camaragibe no dia 3 de maio de 1910, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira mudou-se aos nove meses para Porto de Pedras, onde viveu a infância. A mudança para Maceió veio aos 13 anos, após morar alguns anos em Porto Calvo.

Na capital, estudou no Colégio Adriano Jorge e fez os preparatórios no Liceu Alagoano. Aos 15 anos já dava aula no curso primário, e começando a trilhar o caminho que lhe daria a fama de “mestre”.

Vivendo no Rio de Janeiro a partir de 1933, Aurélio Buarque fez de sua vida uma grande homenagem à palavra. Apesar de ter se formado em Direito na Universidade Federal do Recife, construiu uma carreira literária, atuando como contista, cronista, tradutor de clássicos internacionais (a exemplo das obras do francês Charles-Pierre Baudelaire) e revisor de autores brasileiros consagrados como Manuel Bandeira, José Lins do Rego e Raquel de Queiroz.

Foi eleito em 4 de maio de 1961 para a Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no país.

O dicionário Aurélio foi responsável por democratizar e desmistificar nossa língua, assimilando palavras de uso coloquial e do cotidiano em todas as regiões do país, que até então eram ignoradas pelas pesquisas lexicográficas. A obra, a qual ele se dedicou até o fim da vida, em 28 de fevereiro de 1989, até hoje permanece no posto de livro mais vendido do Brasil.

FONTE: PRIMEIRA EDIÇÃO: http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=12408