Todos os Contemplados do SAERJ 2012

22 maio 2010

Jogos digitais reforçam conteúdo acadêmico

 
 "...A partir de agosto, professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio dos colégios da rede estadual ( do Rio de Janeiro) poderão participar dessa e de outras aventuras onlines na 1ª Olimpíada de Jogos Digitais Educacionais (OJE) e concorrer a prêmios.

Aprender brincando é a nova proposta do Governo do Rio, através das secretarias de Educação e Cultura. A ideia é trazer o universo digital, com a interface dinâmica dos games, para a área pedagógica. Dezoito jogos foram desenvolvidos por profissionais de tecnologia da informação para despertar nos jovens o interesse pelo conteúdo acadêmico. Os multiplicadores da ação serão os próprios professores. Eles auxiliarão os estudantes durante toda a competição, que consiste na acumulação de pontos.

"Estamos colocando na Secretaria de Educação ferramentas de tecnologia da informação para os nossos alunos. São ferramentas de uma escola do século XXI. A meta é utilizar a internet de forma responsável em busca de conteúdos que sejam interessantes para o dia a dia do aluno em sala de aula. Esses jovens utilizam muito as redes sociais e os jogos virtuais. A olimpíada foi inspirada em uma experiência do Governo do Estado de Pernambuco e no interesse dos alunos. Achamos interessante e aplicamos na rede", explicou a subsecretária de Comunicação e Projetos da Secretaria de Educação, Delânia Cavalcanti.

A aventura dos estudantes das 1.430 escolas do estado começa depois que as equipes, formadas por até seis jogadores, são inscritas no site Conexão Aluno. Pegando carona no sucesso de bilheteria Avatar, a competição permite com que o aluno escolha um personagem, que o representará e dará acesso ao Jogo Mestre, plataforma central onde os aventureiros percorrem seis países para aprender sobre a cultura local. Além da história do Brasil, os jovens podem desvendar curiosidades sobre os Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Egito e Austrália.

Durante a jornada, os competidores serão desafiados por outros personagens com jogos e quatro mil enigmas relacionados com o conteúdo de todas as disciplinas escolares. A viagem pelo universo paralelo, que transforma as “velhas” operações de soma e subtração em uma grande aventura, acaba em uma competição presencial onde os alunos buscam a conquista de prêmios para que fiquem cada vez mais inseridos na cultura digital. Os estudantes, que poderão se inscrever a partir de junho, concorrem a videogames, laptops, mp3 e Ipods. A grande final será disputada em dezembro..."

FONTE: O DIA ONLINE: http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/5/jogos_digitais_reforcam_conteudo_academico_82728.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!