Todos os Contemplados do SAERJ 2012

03 maio 2010

Centenário de Aurélio Buarque de Holanda

Biografia

Nascido no município alagoano de Passo de Camaragibe no dia 3 de maio de 1910, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira mudou-se aos nove meses para Porto de Pedras, onde viveu a infância. A mudança para Maceió veio aos 13 anos, após morar alguns anos em Porto Calvo.

Na capital, estudou no Colégio Adriano Jorge e fez os preparatórios no Liceu Alagoano. Aos 15 anos já dava aula no curso primário, e começando a trilhar o caminho que lhe daria a fama de “mestre”.

Vivendo no Rio de Janeiro a partir de 1933, Aurélio Buarque fez de sua vida uma grande homenagem à palavra. Apesar de ter se formado em Direito na Universidade Federal do Recife, construiu uma carreira literária, atuando como contista, cronista, tradutor de clássicos internacionais (a exemplo das obras do francês Charles-Pierre Baudelaire) e revisor de autores brasileiros consagrados como Manuel Bandeira, José Lins do Rego e Raquel de Queiroz.

Foi eleito em 4 de maio de 1961 para a Academia Brasileira de Letras, onde publicou diversos artigos e críticas literárias. Porém, entre tantas contribuições à língua portuguesa, a maior delas veio na forma do mais completo dicionário já feito no país.

O dicionário Aurélio foi responsável por democratizar e desmistificar nossa língua, assimilando palavras de uso coloquial e do cotidiano em todas as regiões do país, que até então eram ignoradas pelas pesquisas lexicográficas. A obra, a qual ele se dedicou até o fim da vida, em 28 de fevereiro de 1989, até hoje permanece no posto de livro mais vendido do Brasil.

FONTE: PRIMEIRA EDIÇÃO: http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=12408

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!