Todos os Contemplados do SAERJ 2012

27 agosto 2013

Estado abre 1.230 vagas em escolas técnicas

Prioridade será para alunos da rede pública, selecionados por concurso

Famílias interessadas em garantir vaga nas melhores escolas da rede estadual do Rio devem ficar atentas ao processo seletivo que começa nesta terça-feira. A Secretaria Estadual de Educação abriu 1.230 vagas para 10 escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. As inscrições para a 1ª série estarão abertas a partir das 10h e vão até o dia 20 de setembro.
Um das unidades é o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata), que funciona no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os alunos estudam em horário integral, das 7h às 17h, e se formam como técnicos em panificação e laticínios. Outra unidade também bastante disputada é o Núcleo Avançado em Educação (Nave), no Colégio Estadual José Leite Lopes, na Tijuca. Lá os jovens obtêm diploma de técnicos em Programação de Jogos Digitais, Roteiro para Mídias Digitais e Geração de Multimídia. Há vagas também para os cursos de Administração, Edificações, Informática, no Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande.
A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova objetiva de Língua Portuguesa e Matemática e uma redação. Os dois exames, eliminatórios e classificatórios, serão aplicados do dia 13 de outubro. Podem concorrer às vagas estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e particulares.
A preferência, no entanto, é para alunos das escolas estaduais. Do total de vagas, apenas 5% são reservadas para estudantes vindos de escolas particulares. Outros 5% serão destinadas a alunos portadores de deficiência, desde que não haja incompatibilidade com o curso.
Essa modalidade de ensino une a formação geral ao aprendizado técnico, de olho no mercado de trabalho. Os estudantes são encaminhados a estágio ao final do curso e muitos são aproveitados por empresas.
Estudantes farão provas objetivas de múltipla escolha e uma redação
As oportunidades são para as seguintes unidades: Colégio Estadual .E. José Leite Lopes (Nave - Tijuca); C.E. Comendador Velentim dos Santos Diniz (Nata – São Gonçalo); C. E. Erich Walter Heine (Santa Cruz); C.E. Chico Anysio (Tijuca); C. I. E. Miécimo da Silva (Campo Grande); C.E. Círculo Operário – Campus Inmetro (Xerém); Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola (Charitas - Niterói); Ciep 117 – Carlos Drummond de Andrade (Comendador Soares – Nova Iguaçu); C.E. Hebe Camargo (Pedra de Guaratiba); e C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Méier).
Poderão concorrer alunos nascidos entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2002, e que estejam concluindo ou já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase 9 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A seleção constará de prova objetiva e redação, ambas marcadas para o dia 13 de outubro.
 
Por
Maria Luisa Barros / Jornal O Dia
FONTE: Jornal O Dia

20 agosto 2013

CEPERJ DIVULGA RESULTADO DO CONCURSO PÚBLICO PARA INSPETOR ESCOLAR

 
Apenas 12.114 candidatos, dos 57.680 que disputaram as 909 vagas, para inspetor de alunos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), foram aprovados.
 
Os  aprovados no concurso público  já podem saber sua classificação. A relação está disponibilizada no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), e publicada no Diário Oficial do Estado. Esses 12.114 candidatos mais 45.566 concorrentes fizeram a prova objetiva – única etapa da seleção – em 14 de julho, aplicada no Rio e em mais 17 municípios.
 
A publicação está em quatro listas, com classificação estabelecida em  ordem decrescente das notas finais. Como houve igualdade de pontos, a organizadora usou os critérios de desempate constantes do edital: maior idade dentre os que têm 60 anos ou mais; maior número de pontos em Português; maior nota em Matemática; maior número de pontos em Legislação; e, por último, maior idade dentre aqueles com menos de 60 anos.
 
A homologação do concurso e a convocação dos aprovados são de responsabilidade da Secretaria de Educação. Os candidatos serão convocados por edital publicado no Diário Oficial do Estado, por correspondência eletrônica e contato telefônico. Por isso, o candidato aprovado será responsável pela atualização de todos os seus dados pessoais, tais como endereço residencial, email e telefone de contato.
 
Após a homologação do concurso, o candidato poderá acompanhar as convocações realizadas por meio das planilhas de acompanhamento disponibilizadas no portal www.rj.gov.br/web/seeduc.