Todos os Contemplados do SAERJ 2012

23 junho 2010

Começam Inscrições Para o Novo Enem

 E hora de Estudar!!!


Rio - Começam hoje as inscrições para o exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das portas de entrada para universidades públicas e particulares de todo o País. Os candidatos só poderão se inscrever via Internet e todos precisam ter CPF para prestar o exame.
Para fazer a inscrição, que vai até 9 de julho, é preciso acessar o site www.enem.inep.gov.br e preencher o cadastro com dados pessoais, informar qual idioma (inglês ou espanhol) prefere na prova de língua estrangeira, a cidade em que deseja fazer o exame, além de responder a um questionário socioeconômico. Depois, o aluno tem que pagar taxa de R$ 35 em qualquer agência do Banco do Brasil. Candidatos da rede pública e de famílias de baixa renda podem pedir isenção do pagamento.


Quem não tiver tirado CPF pode solicitá-lo pessoalmente em agências dos Correios, da Caixa ou Banco do Brasil e pagar uma taxa de R$ 5,50. A exigência do documento objetiva evitar fraudes no Enem. Na hora da inscrição, ao digitar o CPF, o sistema buscará informações do titular na base de dados da Receita Federal.


Vestibulando de Medicina, Yuri Benevides, 17 anos, se antecipou e já tirou o documento. “Já tinha tirado o CPF antes, pois precisei dele para outras provas, como o vestibular da Uerj. Mas alguns amigos tiveram problemas por não ter o documento”, conta o jovem, que dedica, em média, 15 horas aos estudos durante a semana e só descansa aos domingos.


O resultado do Enem é aproveitado de maneira diferente nas universidades. Na UniRio, a pontuação do exame serve como fase única. Depois de contabilizar o desempenho dos candidatos na primeira fase do vestibular, no ano passado, a UFRJ planeja utilizá-lo em fase única este ano. Na PUC-Rio, dependendo do número de pontos, o candidato é aprovado imediatamente e, apesar de estar inscritos no vestibular, não precisa fazer prova.


O Enem está marcado para os dias 6 e 7 de novembro. Ao todo, serão 180 questões divididas em dois dias. No primeiro, das 13h às 17h30 (horário de Brasília) para as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No segundo, das 13h às 18h30, para Matemática, Língua portuguesa e estrangeira e redação.

Matéria divulgada pelo o Jornal O DIA ONLINE em 21.06.10 às 00h57


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!