Todos os Contemplados do SAERJ 2012

07 abril 2010

NO COMPASSO DA EDUCAÇÃO


Entre um dever de casa e outro, a música vem extrapolando os limites pedagógicos. Soltar a voz faz bem para melhorar a sua concentração ou até mesmo para entender aqueles problemas de Matemática. Se você curte algum instrumento musical, mãos à obra. Vale tudo: piano, violino, cuíca, o que for. Os resultados são surpreendentes, ou melhor, transformadores, como garante o diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Rippa. E os exemplos são muitos. Casos de sucesso que começaram na hora do recreio nem se fala. Com a banda gaúcha de pop-rock Fresno foi assim. Eles queriam apenas tocar no festival de música da escola e acabaram recebendo um disco de ouro.


Desde 2008, em que as aulas de música se tornaram uma componente curricular obrigatória, os alunos da rede estadual têm se destacado. François de Oliveira Freitas é um deles. Aos sete anos ganhou um cavaquinho de presente. Hoje, aos 19, faz parte do coral do CIEP 341 Vereador Sebastião Pereira Portes. Outros jovens têm o percussionista Bebeto Sorriso como exemplo. Músico da banda de Sandra de Sá e de outros artistas, ele dá aulas no projeto Sorrindo e Batucando, em Niterói, e já circulou mundo afora: Alemanha, França, Inglaterra, Dubai, Nova York. Confira as dicas de quem está se dando bem com a música.


Quer saber mais sobre alunos que se destacam na música?
ENTREVISTA: Banda Fresno – Tudo começou na escola
Retratos de jovens artistas
Som, som, som!
ENTREVISTA: Marco Lischt – Regente fala sobre o Coral Canarinhos de Petrópolis

FONTE: SEEDUC: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.

2 comentários:

  1. Olá,tudo bem? O blog do C.E. Visconde de Cairú, foi cadastrado no "Sua Escola na Rede", no Conexão Aluno/Professor. Por isso, nós gostaríamos da sua ajuda para mostrar ainda mais o Conexão para os alunos e professores que participam do blog da escola.

    Se possível, gostaria que entrasse em contato conosco para lhe enviarmos o material do conexão que é enviado para os que já se cadastraram no Sua Escola na Rede.É importante para os cadastrados incluírem os banners e o selo em seus sites ou blogs para que os alunos e professores conheçam ainda mais o nosso projeto.

    Um grande abraço,

    Equipe Conexão

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida professora no jornal O DIA online
    saiu uma reportagem sobre música na educação básica a partir de 2011. O título é: Projeto MPB nas escolas leva música às salas de aula. Já começou nas escolas piloto. Murilo Braga é uma delas em SJMeriti. Relacionar o que é dito nas músicas com as disciplinas:história, português e literatura, 1207 professores estão sendo treinados. Que bom que a música vai ser encarada como conhecimento e vivência, bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!