Todos os Contemplados do SAERJ 2012

30 abril 2010

VOLUNTÁRIOS DA EDUCAÇÃO

Todo mundo já precisou de uma mãozinha em algum momento da vida. Uma ajudinha simples, como uma xícara de açúcar do vizinho, ou algo bem mais complexo, como o ombro de um amigo para se consolar. Mas você já parou para pensar que muita gente não tem a quem recorrer quando precisa de uma “força”? Pois é, mas, felizmente, as ONGs (Organizações Não Governamentais) e os voluntários do nosso estado já. São eles que, com um trabalho de formiguinha, dão contribuições imensas às parcelas mais carentes da população. Neste Especial, vamos conhecer o sentido da palavra solidariedade pelo prisma do AfroReggae, do Nós do Morro, do Cinema Nosso e dos alunos da rede estadual. Em todas as suas manifestações de ajuda, o trabalho social começa com educação, evolui para autoestima e culmina com o sucesso e o reconhecimento de todos os participantes. Leia e mãos à obra!
Quer saber mais sobre o trabalho de ONGs e voluntários nas escolas?
Eles são uma mão na roda
Cantando para subir
De cima para baixo e de baixo para cima

FONTE: SEEDUC - http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp

07 abril 2010

NO COMPASSO DA EDUCAÇÃO


Entre um dever de casa e outro, a música vem extrapolando os limites pedagógicos. Soltar a voz faz bem para melhorar a sua concentração ou até mesmo para entender aqueles problemas de Matemática. Se você curte algum instrumento musical, mãos à obra. Vale tudo: piano, violino, cuíca, o que for. Os resultados são surpreendentes, ou melhor, transformadores, como garante o diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Rippa. E os exemplos são muitos. Casos de sucesso que começaram na hora do recreio nem se fala. Com a banda gaúcha de pop-rock Fresno foi assim. Eles queriam apenas tocar no festival de música da escola e acabaram recebendo um disco de ouro.


Desde 2008, em que as aulas de música se tornaram uma componente curricular obrigatória, os alunos da rede estadual têm se destacado. François de Oliveira Freitas é um deles. Aos sete anos ganhou um cavaquinho de presente. Hoje, aos 19, faz parte do coral do CIEP 341 Vereador Sebastião Pereira Portes. Outros jovens têm o percussionista Bebeto Sorriso como exemplo. Músico da banda de Sandra de Sá e de outros artistas, ele dá aulas no projeto Sorrindo e Batucando, em Niterói, e já circulou mundo afora: Alemanha, França, Inglaterra, Dubai, Nova York. Confira as dicas de quem está se dando bem com a música.


Quer saber mais sobre alunos que se destacam na música?
ENTREVISTA: Banda Fresno – Tudo começou na escola
Retratos de jovens artistas
Som, som, som!
ENTREVISTA: Marco Lischt – Regente fala sobre o Coral Canarinhos de Petrópolis

FONTE: SEEDUC: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.