Todos os Contemplados do SAERJ 2012

20 setembro 2010

Escolas estaduais de referência, Nave e Nata abrem inscrições para 2011

O cadastro é gratuito e deve ser feito pela Internet. Haverá seleção de alunos em duas etapas

Rio - A Secretaria Estadual de Educação abre segunda-feira as inscrições para escolas de referência da rede, que oferecem Ensino Médio Integrado. São 160 vagas no Núcleo Avançado em Educação (Nave), na Tijuca; 120 para o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos (Nata), em São Gonçalo, e 200 no Colégio Estadual Erich Walter Heiner, Santa Cruz. Os candidatos terão de fazer um ‘vestibulinho’.

O cadastro vai até o dia 5 pelo site www.educacao.rj.gov.br. As vagas são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase 9 da Educação de Jovens e Adultos, vindos da rede pública federal, estadual ou municipal, com idade entre 13 e 16 anos. A inscrição é gratuita.

Na primeira fase, dia 16, candidatos às três unidades farão provas de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Na segunda etapa, dia 23 de outubro, acontece o teste de habilidade. O resultado sai dia 5 de novembro.
No Nave, parceria do estado com o Instituto Oi Futuro, o estudante fará o Ensino Médio regular e poderá, no curso, optar entre a formação em técnico em Geração de Multimídia, técnico em Programação de Jogos Digitais ou técnico em Roteiro para Mídias Digitais.

No Nata, convênio com o Grupo Pão de Açúcar e a CCPL, o aluno escolhe entre se formar técnico de Leite e Derivados e técnico de Panificação. Já no Colégio Estadual Erich Walter Heiner, associação com a siderúrgica Thyssenkrupp CSA, o Ensino Médio Integrado é em Administração.


FONTE:JORNAL O DIA ONLINE: http://odia.terra.com.br/portal/educacao

10 setembro 2010

Chá Literário no Visconde de Cairu

A Culminância do nosso Chá Literário será no Sábado, onze
de setembro de 2010,  de 8 às 12h.


PROGRAMAÇÃO

  • De 8 às 9h: Abertura da Exposição “ 100 anos de Noel Rosa – O poeta da Vila”, Jogos Cooperativos, Tênis de Mesa, Xadrez.
  • De 9 às 10h: Contação de histórias (4 salas), Cinema: Curta na Escola
  • De 10 às 11h: SOLENIDADE > Momento Cívico – Hino Nacional Brasileiro, palavra da direção, apresentações de alunos sobre Noel Rosa, Dramatização, Músicas e Danças.
  • De 11 às 12h: LANÇAMENTO DO PROJETO: A MÚSICA NA MATEMÁTICA, HOMENAGENS A: Alunos leitores, alunos participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa, e alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática.
  • 12h: Degustação da Mesa de Chá e Hora do Lanche.



03 setembro 2010

CEFET Prorroga inscrições até o dia 9 de setembro

CEFET

Prorrogou as inscrições até o dia 9 de setembro por causa da grande procura. Os inscritos já passam de 10 mil para disputar 1.512 vagas nas unidades do Rio, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença. É preciso preencher formulário pela Internet no www.cefet-br ou www.exatuspr.com.br, e entregá-lo na unidade escolhida com a taxa de inscrição paga de R$ 30. Candidatos aos cursos nas escolas do Maracanã e Nova Iguaçu devem optar por fazer os ensinos Médio e Técnico (concomitante interno) ou só o Técnico no Cefet, fazendo o Médio em outra instituição (concomitante externo) onde estiver matriculado. Nas demais, as vagas são concomitantes externas. 

FONTE: Jornal O DIA: http://odia.terra.com.br

05 agosto 2010

VALORES


Para você, a imagem de magreza que o mercado da moda e a mídia colocam como ideal pode ser o "estopim" do problema abordado neste vídeo?



26 julho 2010

Conexão Aluno Informa

Atenção: alunos e professores: na volta às aulas, participe da Olímpiada de Jogos Digitais e Educação, a OJE!

Passando por 12 jogos super divertidos, os alunos das escolas estaduais do Rio de Janeiro vão participar de uma competição digital e educativa em equipe. Os times devem ter de quatro a seis integrantes e ainda um professor aliado, que vai ajudar a turma a passar por desafios como o Imuno, no qual o jogador vai explorar o corpo humano; o Rally Sinistro, em uma aposta de corrida; e o Rio Limpo, game em que o competidor tem como objetivo retirar a poluição de rios para conseguir mais pontos.


Os conteúdos são aqueles dados em sala de aula e cobrados no Enem, mas a forma de estudar é muito diferente. A primeira etapa é cadastrar a sua turma, o seu professor aliado e treinar os jogos! Na primeira fase os pontos serão individuais. Na segunda fase, quando começar a competição, é hora de investir na rapidez e no trabalho em equipe! Ganha a turma que acumular mais pontos!


Se você é aluno de uma escola estadual do Rio e Janeiro, divulgue em suas redes sociais e chame a galera para participar.


A Olimpíada vai movimentar sua escola. Fique atento para inscrever seu time.

23 julho 2010

Férias!

E aí?
Estão se divertindo?
Aproveitem bem o recesso!
Logo nos encontraremos!

Profª: Janea Dias