Todos os Contemplados do SAERJ 2012

18 julho 2011

Boas Férias!

Crédito da foto: Jairo Freitas




Boas Férias!
É o que nós, professores e alunos, desejamos uns aos outros nos últimos dias de aula do segundo bimestre de 2011. Se bem que férias mesmo, ao pé da letra, só acontecerão no fim do ano, ou melhor, em janeiro do ano que vem. Aí, sim, teremos um período de, pelo menos, um mês de descanso merecido e necessário para que professores e alunos restabeleçam os ânimos e recarreguem as energias.
Mas, férias de verdade aconteciam no meu tempo de estudante. Aquilo que era vida! Os bimestres eram contados literalmente, ou seja, dois meses para cada bimestre - conforme era de se esperar. O primeiro bimestre se iniciava em março e ia até o final de abril. O segundo, de maio a junho. Depois, tínhamos aquele período integral de férias no mês de julho. Férias de um mês! Todos nós descansávamos o suficiente para voltarmos às aulas com bastante fôlego e muitas ideias criativas. É claro que falo com a visão de adolescente despreocupado com a carga horária anual ou se cumpriremos ou não os duzentos dias letivos obrigatórios por lei.
Depois das férias iniciavam-se os dois últimos bimestres: o terceiro, de agosto a setembro e o quarto, de outubro a novembro. E era a partir daí que começava a euforia, pois a expectativa de não ficarmos em recuperação no final do ano aumentava, a cada dia,  já que só ficariam estudando no início de dezembro apenas os alunos que não alcançassem a média para aprovação final. De fato, a maioria dos alunos estudava muito para não fazer parte desse grupo desafortunado de alunos em recuperação em pleno mês de dezembro. Quem passava direto já podia entrar de férias logo no início do mês. E esse era o objetivo da maioria de nós. Assim, o ano letivo era de oito meses completos divididos em quatro bimestres apenas e ficávamos em casa durante quatro maravilhosos meses. Particularmente, acredito que nenhum de nós, ex-alunos de colégio público, que tenha  mais de 45 anos, seja mais incompetente  do que os alunos atuais. 
Como foi, então,  que surgiu essa história de bimestres com mais de dois meses?  Vai saber!
Aos colegas de profissão e a todos os alunos, desejo que aproveitem esse período de recesso não só para o merecido descanso, mas também para cuidar da saúde, a fim de voltarmos bem as nossas atividades educacionais.

A todos, um bom recesso!
Abraços. 
 Profª: Janea Dias
FONTE: Blog da professora Janea Dias (Texto revisado)

08 julho 2011

Encontro Família-Escola no Colégio Estadual Visconde de Cairu, em São João de Meriti


Não percam nosso Encontro Família-Escola, neste sábado, 09/07/11, de 8 às 12h.

Vejam a programação:

  •    Recreação: Ginástica, jogos e pingue-pongue.
  •   Apresentações: teatro, música e danças (Mais Educação)
  •  Palestras: Deus e a Família, Sexualidade feminina e Gravidez precoce.
  •   Pra aquecer o coração: Café da Manhã.
  •   Oficinas: Pintura em tela, maquiagem e Orientação vocacional.

06 julho 2011

Noticiado no site da SEEDUC: Pré-matrícula da EJA termina no próximo domingo

As oportunidades são para o segundo semestre. Estudantes a partir dos 15 anos que desejam estudar na rede estadual no próximo semestre devem ficar atentos. Até o 10 de julho, estão abertas as pré-matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, somente pelo site:

 www.matriculafacil.rj.gov.br.

Para maiores informações acesse o site da SEEDUC

02 julho 2011

Saiu o resultado do Processo Seletivo para Cursos de Formação Continuada

A Secretaria de Educação e Fundação CECIERJ divulgaram, nesta sexta-feira (1/7), a lista dos classificados no Processo Seletivo Público para Formação Continuada em Língua Portuguesa e Matemática, de Professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, do 9ºano do Ensino Fundamental e 1a série do Ensino Médio.

Vejam as listas dos classificados e, caso queiram maiores informações, entrem no site do CEDERJ

Listas dos Classificados: